fbpx
                       
Uma senha sera enviada para seu e-mail

Porta comprimidos e dispensador de remédios: será que ajudam?

Qual remédio meu familiar idoso tem que tomar agora? Será que ele já tomou o remédio das 10 horas? Os portas comprimidos e dispensadores de medicamentos são acessórios que ajudam a organizar o tratamento diário do seu familiar em casa. Mas será que todos os disponíveis no mercado são ideais para o seu familiar?

Como falamos no texto “Remédios: basta saber se meu familiar toma na hora certa?”muitos idosos tomam um grande número de remédios diáriamente. Administrar os remédios indicados pelo médico de maneira correta é essencial para segurança do idoso e eficácia do medicamento. Remédios ingeridos incorretamente podem causar sérios problemas de saúde, desde os mais simples até os mais graves.

Familiar cuidador, sabemos que lembrar da ordem, horário e todos os medicamentos que precisam ser tomados pelo idoso é uma tarefa difícil no seu dia a dia. Assim, os portas comprimidos e os dispensadores de medicamentos surgem com a proposta de solucionar essas dificuldades. Vamos conversar sobre os principais modelos disponíveis no mercado, suas vantagens e desvantagens.

Porta Comprimidos – Organizador de Plástico: há dois modelos clássicos que são muito utilizados. Um deles apresenta apenas um compartimento para cada dia da semana. É um dispositivo simples e pequeno que precisa ser utilizado com muito cuidado porque estes compartimentos estão divididos por dia, e misturar os medicamentos em um único compartimento pode confundir o tipo de medicação, horário e até dosagem. Além disso, é necessário lembrar sempre dos horários corretos das medicações.

O outro modelo também bastante utilizado é o plástico com 28 compartimentos de divisão dos dias da semana e períodos do dia (manhã, tarde, noite e cama). Apesar das divisões por períodos de administração, os medicamentos do mesmo período são armazenados juntos e podem ser dados em hora errada ou dar dois remédios que não devem ser tomados ao mesmo tempo. Use esse porta comprimidos com muita atenção.

Porta comprimidos Semanal com Alarme Sonoro e Vibratório –  já com algumas funcionalidades além das apresentadas no porta comprimidos comum, esse dispositivo apresenta diversos compartimentos para armazenamento de remédios com divisórias e alarme sonoro e vibratório. Assim, o dispositivo realiza a função do lembrete de consumo através do alarme sonoro e visual e permite a programação e armazenamento dos medicamentos por até uma semana.

Apesar desse porta comprimidos sinalizar ao seu familiar o horário correto de administração dos remédios, não sinaliza qual remédio a ser tomado em cada horário. Suas funcionalidades são positivas, mas seu uso também deve ser realizado com cautela para que a ordem e os medicamentos não sejam trocados.

Dispensador de medicamentos automático – Uma das mais modernas ferramentas utilizadas para armazenamento e liberação de remédios, o dispensador é o modelo com mais funcionalidades do mercado. Além de armazenar e sinalizar o horário correto da medicação como os porta comprimidos, o dispensador libera os medicamentos corretos nos horários determinados e possui trava com chave para que os os demais remédios do dispensador não fiquem disponíveis para o seu familiar idoso. Assim não há risco do medicamento ser trocado. O remédio fica disponível para o seu idoso apenas no momento correto de tomá-lo.

Existem algumas variações entre os porta comprimidos e dispensadores de medicamentos que existem no mercado. Todos os dispositivos necessitam da gestão e organização dos medicamentos de tempos em tempos (que pode ser realizada por você ou pelo seu próprio familiar –  caso ele consiga).

Se você tiver interesse em adquirir esse recurso para auxiliá-lo no dia a dia, lembre-se sempre de avaliar as necessidades do seu idoso considerando a quantidade de medicamentos ingeridas diariamente, a capacidade de organizar essa administração nos dias e horários corretos e escolha o que for mais seguro para atender às suas necessidades.

Pensando em facilitar a organização e controle dos remédios de seu familiar idoso, a Plug and Care tem um excelente dispensador de medicamentos no eshop. Acesse e saiba mais informações.

Plug And Care – Conectando o cuidar
Conheça o nosso aplicativo