fbpx
                       
Uma senha sera enviada para seu e-mail

Lanterna, Abajur ou luz noturna?

Você está pensando que é brincadeira? Usar lanterna ou acender o abajur para ir ao banheiro a noite pode ser uma saída, mas será que é a melhor solução?

Depois dos 50, 60 anos passa a ser comum ir de 2 a 4 vezes ao banheiro durante a noite. Jornada nada fácil para uma noite de sono. Isso implica levantar da cama e caminhar até o banheiro. 

Com a idade existem muitas alterações que comprometem a visão, mas hoje vamos falar sobre aquelas que podem interferir na hora de andar de forma segura até o banheiro durante a noite: diminuição da noção de profundidade, diminuição da sensibilidade ao contraste e lentidão na adaptação a mudanças de luminosidade (claro-escuro e vice-versa).

Pois é, dizer que dá tempo de sentar, acender uma lanterna ou abajur, esperar um tempinho para levantar não corresponde à realidade do que se vive no dia a dia. Muitos idosos desenvolvem urgência miccional que é como a própria palavra já quer dizer: “socorro, preciso chegar no banheiro rapidinho”.

Tudo que depender dessa prontidão e várias ações podem complicar a vida de seu familiar idoso quando for ao banheiro a noite. Cair durante a noite para ir ao banheiro é mais comum do que se imagina. Grande preocupação de cuidadores que muitas vezes passam também a ter noites mal dormidas de preocupação.

Enxergar bem, é então uma segurança.

Abajur ou luz noturna?

Apesar dos dois iluminarem o ambiente, acender um abajur na escuridão vai dificultar o seu familiar idoso a se orientar no ambiente. Lembra? Muitos processos…

Abajur que acende com toque ou palmas podem ajudar, mas ilumina apenas um ambiente e ainda há necessidade de esperar a adaptação a nova luminosidade.

A iluminação ideal não deve ser ofuscante. A quantidade e a qualidade da luz são fatores muito importantes no balanceamento entre manutenção da segurança do seu familiar e qualidade do sono. Há diversas opções de iluminadores para idosos no mercado que vão desde sensores que acendem a luz noturna a qualquer movimento, a iluminadores que se mantém ligados o tempo todo.

Dicas para comprar luz noturna

  • Opte por opções que garantam a iluminação de todo o percurso, inclusive no banheiro
  • Não compre luzes muito fortes ou muito fracas
  • Verifique se a luz está causando sombras ou reflexo no caminho
  • Use luzes do tipo LED que são mais econômicas
  • Se seu familiar tiver problemas de memória, opte por luzes com sensor de movimento ou por fotocélula que vai acender quando escuro

A arquiteta, especialista em Gerontologia Flavia Ranieri, que planejou o Espaço da Longevidade  na Casa Cor 2018 encontrou uma solução interessante com cordão de LED embutida no armário de quarto, iluminando todo o percurso da cama até o banheiro.

A iluminação adequada é um importante aliado da prevenção de quedas dos idosos e noites de sonos regulares dos cuidadores e dos idosos.

O sono é um dos três pilares para uma boa saúde, juntamente com uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios. Falamos um pouco mais sobre a importância de dormir bem.

Então lembre sempre, a iluminação adequada deve ser aquela que não atrapalhe o sono e nem impeça o seu familiar de enxergar caso precise levantar durante a noite. O melhor aliado na luta contra quedas é a prevenção!

espaco-casa-cor-iluminacao
Plug And Care – Conectando o cuidar
Conheça o nosso aplicativo