fbpx
                       
Uma senha sera enviada para seu e-mail

Estresse do cuidado: como lidar com ele?

Muitos cuidadores enfrentam o estresse gerado pelo ato de cuidar.

Lembrem, não estamos só, pois formamos um grande grupo de cuidadores que passamos pelo estresse. Vários fatores presentes no cuidar do idoso como sobrecarga de trabalho, falta de tempo para si e má alimentação podem gerar o estresse. Mas tão importante quanto cuidar do seu familiar idoso, é cuidar de si mesmo.

Vamos conhecer alternativas que podem auxiliar na diminuição do estresse pelo desempenho de tantas atividades.

  • Mantenha uma rotina organizada com horários e locais bem definidos. A organização é aliada número 1 da rotina e inimiga do estresse, tanto do cuidador quanto do seu familiar idoso.
  • Pense em você.
    O que você gosta de fazer que pode incluir na sua rotina de cuidados? Assistir a um filme, ler um livro, ouvir uma música… procure alternativas simples que, com adaptação de hábitos, podem ser incluídas no seu dia-a-dia. A Plug and Care oferece algumas atividades artísticas para aliviar e propiciar bons momentos . Programe sua rotina para que você tente fazer pelo menos uma coisa para você durante o dia.
  • Converse e busque apoio.
    Conversar e trocar experiências com quem entende exatamente como você se sente tem sido grande aliado de cuidadores do mundo todo. Há alguns grupos especializados em cuidadores familiares. Leia um pouco mais sobre esse assunto.
  • Mantenha um diário do cuidado onde anota hábitos, medicamentos, alterações comportamentais, gostos, conquistas… esse hábito além de auxiliá-lo no processo de monitoração do seu familiar idoso, pode auxiliá-lo na resolução de conflitos futuros.
  • Entenda o processo pelo qual seu familiar está passando. Estudar e entender melhor o processo de envelhecimento e/ou a doença que o seu familiar apresenta faz com que você esteja preparado para o que vier.
  • Peça e aceite ajuda. Caso você sinta que está muito sobrecarregado resolvendo tudo, peça e aceite ajuda, mesmo para poucas atividades. Dividir a função de cuidar não diminuirá seu esforço, muito pelo contrário. Será fundamental para que você possa desempenhar o papel do cuidado da melhor  maneira possível. Leia sobre outras histórias do cuidar.

Amigos Plug and Care apresentamos aqui apenas algumas dicas que podem ser adotadas no dia-a-dia para alívio do estresse, mas é possível que o auxílio profissional de um médico psiquiatra ou um psicólogo se façam necessário. Estes são os profissionais de saúde que  conseguem diagnosticar e orientar quanto ao tratamento necessário/possível. Para cuidar do outro, precisamos aprender a cuidar de si. Não deixe de ler outras dicas no nosso site.

Plug And Care – Conectando o cuidar
Conheça o nosso aplicativo