fbpx
                       
Uma senha sera enviada para seu e-mail

Cuidador de idosos: o que devo considerar na contratação desse profissional?

A procura por cuidadores de idosos tem crescido. A falta de tempo dos familiares e a resistência em levar um ente querido para uma casa de repouso, que também pode envolver a questão financeira, tem feito com que a opção por manter o idoso em casa seja a decisão de muitas famílias.

A escolha de um profissional para cuidar do familiar idoso requer calma e atenção. Não faça escolha apressada, converse com amigos e conhecidos que já passaram por essa situação e verá que diante de informações confiáveis sobre o assunto, seu familiar estará mais seguro e bem cuidado.

Na hora de contratar um cuidador profissional, é preciso checar com a empresa que oferece o serviço ou diretamente com o cuidador profissional alguns aspectos importantes para garantir boas condições de cuidado para seu familiar idoso.

10 questões importantes antes de contratar um cuidador profissional

Listamos algumas questões que podem auxiliar na hora de contratar um cuidador profissional diretamente ou através de uma empresa de home care:

1Verifique como os cuidadores profissionais são recrutados e quais são os requisitos de contratação em relação ao tempo de experiência, cartas de recomendação, tempo de permanência em cada residência.

2Procure verificar os antecedentes criminais do cuidador a ser escolhido.

 

3Verifique qual curso de capacitação os cuidadores profissionais recrutados já realizaram.

4Certifique o vínculo desses cuidadores com a empresa: se são autônomos ou contratados e registrados no regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Em caso de contratação direta do cuidador profissional, o registro em carteira é obrigatório. Veja mais informações sobre Lei Trabalhista de Cuidadores Profissionais .

5Veja como foram avaliadas as habilidades do cuidador profissional no seguintes quesitos: levantar e transferir uma pessoa idosa; competências de cuidados pessoais (banho, curativo, higiene pessoal); cuidados com alimentação e medicação (preparo, oferta e registros diários) e  treinamento em gestão comportamental e de suporte cognitivo.

6Certifique se os serviços de cuidadores profissionais fornecidos pela empresa (home care) ou de um profissional indicado seria oferecido para seus amigos.

7Em caso de contratação via uma empresa (home care), qual é a política de substituição pontual de um cuidador profissional que não pode exercer seu serviço em determinada ocasião?

8Se houver insatisfação com os serviços de um cuidador contratado, qual é a política de substituição da empresa?

9O Home Care tem um método ou um supervisor que é responsável por avaliar regularmente a qualidade dos serviços prestados? Em caso de contratação direta de um cuidador profissional, acompanhe os registros diários em relação à quantidade de líquido ingerido, controle de medicação, controle de ingestão de alimentos e eliminações fisiológicas de urina e evacuações, entre outras.

10A supervisão ocorre por telefone, através de relatórios de progresso ou pessoalmente?

Plug And Care – Conectando o cuidar
Conheça o nosso aplicativo