fbpx
                       
Uma senha sera enviada para seu e-mail

Aplicativos de saúde podem me ajudar na organização do cuidado do idoso

Novas tecnologias ajudam ou dificultam o cuidado do meu familiar idoso?

Estamos vivendo mais, e a velhice impõe uma série de desafios que precisam ser devidamente observados e cuidados, para que os idosos tenham uma boa qualidade de vida e bem-estar nessa etapa da vida. Um dos grandes desafios são as doenças crônicas: pressão alta, diabetes, doenças do coração, entre outras.

A medida que envelhecemos temos mais chances de ter uma delas e, tratar essas doenças é uma questão importantíssima para a manutenção da saúde. Sem isso, a consequência direta é a piora do estado de saúde, o aumento das idas ao pronto-socorro, maior tempo de internação e uma menor capacidade do idoso cuidar de si.

Felizmente é possível diminuir o risco de as doenças evoluírem para pior. Prevenção é a palavra-chave. Estar atento e acompanhar o estado de saúde é o mesmo que evitar doenças ou a piora delas.

Nos últimos anos estamos acompanhando o surgimento de ferramentas que nos ajudam a monitorar a saúde, por exemplo, os aplicativos de saúde disponíveis nos celulares smartphones.

Não é exagero afirmar que os celulares móveis já são parte integrante de nossas vidas. Nessa mesma perspectiva estão os aplicativos em saúde. Há um número crescente deles nas plataformas iOS e Android oferecendo uma variedade de funções. Seus principais atrativos são a praticidade e a facilidade de ter o controle da saúde do seu familiar idoso nas mãos.

Imagine receber um alerta do aplicativo do seu celular informando que está na hora de medir a pressão do seu familiar idoso. E mais, ter essa informação a mão na hora da consulta facilitando a avaliação da saúde da pessoa idosa.

Isso significa dar adeus as anotações dos valores da pressão arterial e do açúcar no sangue em papel, solicitado pelo médico. E por mais atenta que você seja, as chances de esquecer em anotar, pode acontecer.

Outra situação comum no dia a dia dos familiares cuidadores é controlar a administração dos remédios, já que o uso de dois ou mais remédios, é muito comum entre os idosos. E esquecer de tomar o remédio, ou até mesmo não aderir ao tratamento, infelizmente, é muito comum.

Hoje os aplicativos ajudam a lembrar a hora certa de tomar o remédio, mantém a lista de todos os remédios usados pelo idoso, e informam quando o remédio está acabando entre outras funções. Além dos dois exemplos citados, os aplicativos de saúde podem ajudar na dieta, no incentivo a prática de atividade física, na adoção de hábitos e comportamentos saudáveis, na qualidade do sono, no controle das taxas sanguíneas e da vacinação. Todas essas informações são fundamentais para prevenção em saúde, disponíveis a qualquer hora e lugar sempre com você.

Outras ferramentas tecnológicas para ajudar no cuidado do idoso são os wearables, que na tradução literal significa “vestível” ou “usável”. Eles funcionam como dispositivos tecnológicos ou sensores eletrônicos, sem fios, que podem ser inseridos em diferentes acessórios tais como óculos, relógios, pulseiras, e que servem como uma fonte de informação do usuário.

No Brasil, os wearables mais comuns são os relógios inteligentes. Com eles é possível medir em tempo real os batimentos cardíacos, a frequência respiratória, a temperatura da pele, movimento do corpo, perda do equilíbrio corporal, localização do usuário, etc.

A análise de informações combinadas, como a realização de atividades físicas, o monitoramento da pressão arterial, o acompanhamento das taxas de gordura no sangue, o uso regular dos remédios e a frequência de realização de consultas aos profissionais de saúde podem ajudar na prevenção de eventos graves, como um infarto agudo, por exemplo.

Portanto, o uso regular dessas novas tecnologias certamente ajudará você a cuidar do seu familiar idoso de maneira muito mais segura, prática e eficiente. Considerando essa valiosa ferramenta tecnológica, a Plug and Care criou um aplicativo que permite a criação de uma rede de pessoas para você dividir o cuidado do seu familiar idoso. Além de planejar e organizar o consumo dos remédios, as atividades do dia a dia e as medições de seu familiar.

Plug And Care – Conectando o cuidar
Conheça o nosso aplicativo