fbpx
                       
Uma senha sera enviada para seu e-mail

Amizade: Você mantém seu círculo de amigos?

As relações de amizade possuem grande poder na vida das pessoas. Mas qual será a importância dessas relações na sua vida?

Manter boas relações de amizade nem sempre é uma tarefa fácil, e torna mais difícil para os cuidadores familiares de idosos. Ser cuidador de alguém traz muitas obrigações e atividades que ocupam tanto do seu tempo que os amigos acabam não sendo prioridade. Conversas, ligações, café ou chá com amigos não fazem parte da sua rotina. Os afazeres do dia a dia acabam sendo sempre mais importantes.

Já conversamos sobre a importância de ter um tempo e realizar coisas pra você (você pode conferir mais na nossa categoria “Bem estar). Pois bem, ter amigos também faz bem para você, cuidador. Tanto o receber apoio, carinho e amor quanto a capacidade de fazer isso por alguém, de ser amigo de alguém.

Imagine poder dividir suas dificuldades, se sentir ouvido e ter com quem contar. Para além disso, imagine também se importar, ouvir e ser importante para alguém. Amizade significa também ter outra pessoa com quem contar e apenas isso já é, comprovadamente, importantíssimo. O desenvolvimento do ser humano (social, emocional e cognitivo) é muito estimulado pelas relações de amizade, que  auxiliam na felicidade pessoal, na promoção de saúde e podem deixar a vida muito mais leve, cuidador.

Desde cedo as funções básicas da amizade aparecem em nossas vidas. Quando crianças, em nossas primeiras relações, às amizade são trocas de ajuda, aprendizado, companheirismo e apoio emocional. Com o passar do tempo, as vidas tomam diversos rumos e são assumidos diferentes papéis, mas essas trocas devem ser presentes e são importantes durante todo o ciclo de vida, principalmente nos momentos mais difíceis, os que pedem doação e afeto como o papel de cuidar de alguém.

Os tantos afazeres e a rotina do dia a dia muito frequentemente envolvem grande parte do tempo de quem exerce a função de cuidar. Por isso, lembre-se sempre da importância da troca de carinho, afeto, sentimentos e do apoio. Relembre de amigos antigos com quem não fala há muito tempo, permita-se conhecer e cultivar novas amizades e use as tantas ferramentas de comunicação que temos hoje para isso. Aplicativos de celular e redes sociais, por ex, facilitam o contato e ajudam a manter próximo os amigos e pessoas queridas. Elas são ótimos meios de comunicação, mas lembre-se que o contato pessoal, um abraço e a intimidade das relações são indispensáveis.  

Receber amigos e se divertir jogando com eles, torna sua vida mais leve. No e-shop Plug and Care apresentamos diversos jogos para treino de memória que podem, em sua grande maioria, ser jogados também em grupo de amigos. Aproveite para aperfeiçoar seus laços, jogar com o seu familiar e treinar a memória. Conheça nossa sessão.

Plug And Care – Conectando o cuidar
Conheça o nosso aplicativo